quinta-feira, 1 de abril de 2021

Picanha 🥩 ao forno

 


Morando em Nuevo León, na terra da carne assada, não ter churrasqueira é um pecado. É, como dizem “quem não tem churrasqueira, caça com picanha”, 😂😂😂 . Aprendi a fazer uma picanha suculenta, macia e deliciosa! Vou deixar a receita aqui pra vocês.

A última vez que preparei esta picanha foi no dia de San Valentim, especialmente para o meu marido que AMA picanha.  Com uma farofa de bacon e duas garrafas de vinho, o dia foi delicioso.


Para preparar a receita você vai precisar de poucos ingredientes, tudo bem fácil de encontrar, até mesmo aqui no Mexico.

Para a picanha:

  • 1 peça de picanha (+ ou - 1.3 kg)
  • 2 kg de sal grosso
  • Alho a gosto

  Para o molho:

  • 50 gramas de manteiga
  • 30 ml de azeite extra virgem
  • 1/2 cubo de caldo de picanha

 Para a farofa:

  • 300 gramas de farinha de mandioca torrada
  • 100 gramas de bacon em cubos
  • 50 gramas de manteiga
  • 1 cubo de caldo de carne
  • 1 cebola média ralada

Como preparar a picanha

  Pique o alho e besunte na parte de baixo da picanha (inversa à camada de gordura). Use uma forma media ou grande e faça uma cama de sal grosso com aproximadamente meio cm de espessura. Acomode a picanha com a camada de gordura virada para cima e cubra com mais sal grosso. É importante não deixar nenhuma parte da carne à mostra pois a camada de sal durante o processo de cozimento vai se transformar em uma camada sólida de sal, impedindo que a carne respire, o que resultará na gordura da picanha se derretendo e deixando a carne macia.

  Pré-aqueça o forno por 15 minutos em fogo médio (200 graus) e ponha a picanha no forno. O tempo médio de cozimento da picanha é de 1 hora e meia a 2 horas, dependendo do ponto que você preferir. Caso você queira apressar o preparo do prato, cubra a assadeira com papel alumínio, pois o alumínio intensifica o calor e acelera o cozimento da carne. Quem seguir essa dica deve reduzir o tempo de forno para cerca de 60 a 80 minutos.

Importante: A peça de picanha não deverá ter mais de 1,3 kg, pois picanhas maiores tendem a ser mais duras.

Farofa especial de bacon

Aqueça uma frigideira e acrescente o bacon em cubos (eu compro um troço de bacon no açougue) e deixe fritar por cerca de 5 minutos. Como o bacon já é um alimento muito gorduroso, nesta etapa do preparo não vamos adicionar mais nenhum tipo de óleo.

Com o bacon já semi-pronto, acrescente a cebola média ralada e alho a gosto, deixando fritar até a cebola ficar transparente, sinal de que está no ponto. Adicione o cubo de caldo de picanha para acentuar o sabor da farofa. Durante esta etapa da farofa, use fogo médio, pois ele impedirá que os ingredientes queimem e passem do ponto.

Assim que tivermos a mistura com todos os ingredientes no ponto, é hora de acrescentar a manteiga. Baixe o fogo, deixe-a derreter e misture bem. Vá adicionando aos poucos a farinha de mandioca (ou de pão) e mexendo bastante para deixar a farofa homogênea. Note que a farofa vai ganhando uma coloração dourada.

Importante: O ponto certo na consistência da farofa se dá quando a mistura vai perdendo o tom mais molhado e ficando soltinha, parecida com a que compramos pronta no mercado. Caso a sua farofa ainda esteja com aparência úmida, acrescente um pouco mais de farinha.

O molho para a picanha

Aqueça uma frigideira e derreta a manteiga, sempre em fogo baixo. Adicione 1/2 cubo de caldo de picanha e então adicione o azeite extra-virgem. Deixe todos os ingredientes se misturarem mexendo bastante (note que o caldo de picanha custa um pouco para se desmanchar). Assim que todos os ingredientes estiverem satisfatoriamente misturados, o molho está pronto, sem segredo.

Apresentação do prato

Retire a picanha do forno e quebre cuidadosamente a camada de sal. Procure remover todo o sal que continua em contato com a carne para não termos pedras de sal na carne.

Com uma faca afiada, fatie a carne e disponha em um prato grande. Regue o molho por cima das fatias para termos uma carne mais suculenta. Adicione a farofa especial e está pronto um prato excepcional, muito saboroso e fácil de fazer.



Sirva com vinho tinto, preferencialmente Cabernet Sauvignon ou Carménère.


Nenhum comentário: