quinta-feira, 10 de outubro de 2019

🍆🍆 Beringela, a protagonista.


Cortar a berinjela em rodelas e adicionar à jarra com 1 litro de água, juntamente com o suco de limão. A mistura deve ficar na geladeira durante toda a noite para ser consumida ao longo do dia seguinte.

2. Suco de berinjela para colesterol

O suco de berinjela deve ser tomado diariamente em jejum para baixar o colesterol, seguindo a receita:

Ingredientes:

  • 1/2 berinjela;
  • Suco natural de 2 laranjas.

Modo de preparo:

Bater no liquidificador o suco de laranja com a berinjela e beber em seguida, de preferência sem adicionar açúcar. Veja mais sobre o suco de berinjela para baixar o colesterol.

Berinjela: 6 principais benefícios, como consumir e receitas saudáveis

3. Receita de macarronada de berinjela

A macarronada de berinjela é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, sendo ótima para consumir no almoço ou no jantar.

Ingredientes:

  • Macarrão integral tipo espaguete para 2 pessoas;
  • 4 colheres de sopa de azeite;
  • 1 berinjela cortada em cubos;
  • 2 tomates picados;
  • ½ cebola pequena picada;
  • 2 dentes de alho esmagados;
  • 230 g de queijo mozarela ou minas frescal em cubos;
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo:

Cozinhar o macarrão em água e sal. Refogar o tomate, a berinjela e a cebola no azeite até a berinjela cozinhar. Adicionar o queijo mussarela ou minas frescal e mexer por cerca de 5 minutos até o queijo derreter. Juntar o macarrão e adicionar o queijo parmesão ralado na hora de servir.

4. Berinjela ao forno

Esta receita é muito saudável, nutritiva e rápida de fazer.

Ingredientes:

  • 1 berinjela;
  • Para temperar: azeite, sal, alho e orégano à gosto.

Modo de preparo:

Basta fatiar a berinjela e colocar numa travessa. Cobrir com um pouco de azeite virgem extra e depois adicionar os temperos. Levar ao forno por cerca de 15 minutos em fogo médio, até ficar dourada. Pode-se ainda polvilhar um pouco de queijo mussarela por cima, antes de levar ao forno para gratinar.

5. Antepasto de berinjela

O antepasto de berinjela é um ótimo aperitivo e é uma receita rápida e fácil de se fazer. Uma opção é servir com torrada de pão integral.

Ingredientes:

  • 1 berinjela cortada em cubos e com casca;
  • 1/2 pimentão vermelho cortado em cubos;
  • 1/2 pimentão amarelo cortado em cubos;
  • 1 xícara de cebola cortada em cubos;,
  • 1 colher de sopa de alho picado;
  • 1 colher de sopa de orégano;
  • 1/2 xícara de azeite;
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Colocar um fio de azeite em uma panela e refogar a cebola e o alho. Depois adicionar os pimentões e, quando estiverem macios, adicionar a berinjela. Quando estiver macio, adicionar o orégano, o vinagre branco e o azeite e depois temperar com sal e pimenta a gosto.

6. Lasanha de berinjela

A lasanha de berinjela é uma ótima opção para o almoço, pois é muito nutritiva e saudável.

Ingredientes:

  • 3 berinjelas;
  • 2 xícaras de molho de tomate caseiro;
  • 2½ xícaras de queijo cottage;
  • Para temperar: sal, pimenta e orégano à gosto.

Modo de preparo:

Pré-aquecer o forno a 200°C, lavar e cortar as berinjelas em fatias finas e depois colocá-las em uma frigideira quente rapidamente para deixar as fatias de berinjela sequinhas. Em uma travessa de lasanha, colocar uma camada fina de molho para cobrir o fundo e depois uma camada berinjela, molho e queijo. Repetir esse processo até a travessa ficar cheia e finalizar a última camada com molho e um pouco de queijo mussarela ou parmesão para gratinar. Levar ao forno por 35 minutos ou até gratinar.


Como consumir

Para manter suas propriedades saudáveis, a berinjela deve ser consumida grelhada, assada ou cozida. Também pode ser utilizada em diversos pratos como substituto da massa para preparar lasanha, em saladas ou na pizza, por exemplo.

Quando muito grande, a berinjela costuma ter um sabor amargo, que pode ser removido colocando sal nas rodelas de berinjela e deixando agir por 20 ou 30 minutos. Após esse tempo, deve-se lavar e secar as rodelas, levando-as para cozinhar ou fritar logo após esse processo.

Apesar de te benefícios para a saúde, é recomendado que não sejam consumidas mais de 3 berinjelas por dia, pois pode haver o desenvolvimento de alguns efeitos secundários como dor de cabeça, diarreia, mal estar e dores abdominais.

Receitas saudáveis com berinjela

Uma opção saudável com poucas calorias, baixo teor de carboidrato e que pode ser incluída na alimentação do dia a dia é a pasta de berinjela. Veja no vídeo a seguir como preparar a pasta de berinjela:


As berinjelas são muito versáteis na cozinha . São muito leves para o seu tamanho porque o seu interior é esponjoso, cheio de ar. Escolha aquelas que sejam pesadas para o tamanho, que tenham a pele brilhante e lisa, sem rugas, que não sejam muito duras (seriam verdes, mais ácidas, um pouco mais suaves). Se forem macios, estão muito maduros, terão sementes grandes e o sabor será mais amargo.

Para conservá- los bem, guarde- os na parte menos fria da geladeira (por exemplo, na gaveta de vegetais). A menos de 10ºC podem dourar e amolecer rapidamente, como se estivesse muito quente (mais de 22ºC), por isso é melhor guardá-los por um curto período de tempo, consumir o mais rápido possível.

4 MANEIRAS DE COZINHAR BERINJELAS

A cor da pele da beringela preta e roxa se deve ao seu teor de antocianinas, pigmentos sensíveis ao pH do meio de cozimento e à temperatura. Quanto mais ácido ele é, mais avermelhado ele é. Se quiser preservar a cor da berinjela rosa ou roxa, pode molhar com água, sal e uma pitada de vinagre.

Com o cozimento, principalmente no forno, ocorre a desidratação e a pele pode ficar mais morena. Para evitar isso pode-se fazer as beringelas com uma temperatura mais baixa e protegendo a pele com líquidos (por exemplo um caldo). Enfim, é apenas uma questão estética, eles serão tão bons .

1 BERINJELA RECHEADA

Para rechear as beringelas é preferível usar pedaços grandes e ovais , que podemos cortar ao meio no sentido do comprimento e colocar uma boa quantidade do nosso recheio. Podemos usar verduras e legumes salteados, cereais (arroz integral, painço, trigo sarraceno, etc.), leguminosas (lentilha, feijão, grão de bico), ou um pouco de tudo.

Por exemplo, podemos rechear algumas beringelas com o que sobrou de um caril de lentilha, ou com caldeirada de soja texturizada, ou com grão de bico torrado com especiarias e um bechamel de leite vegetal.

Como normalmente o recheio já está feito, primeiro vamos cortar as beringelas longitudinalmente, furar com garfo, salpicar com sal e deixar repousar meia hora. Depois lavamos e assamos no forno a 200ºC até ficarem macios.

Nós os retiramos, com uma colher e uma faca retiramos a carne central da berinjela (colocar o recheio) e misturamos esta carne com o nosso recheio.

Recheie as beringelas e leve ao forno até dourar e o recheio ligeiramente gratinado.

2 BERINJELAS SALTEADAS

Para mim, a melhor maneira de refogar as berinjelas é cozinhá-las primeiro .

Corte-os em cubos e coloque-os numa tigela com água e sal durante 30 minutos. Escorra, lave muito bem e cozinhe no vapor por 6-7 minutos, até ficar macio (mas não desfeito). Em seguida, coloque-os na frigideira para refogá-los. Ficam muito macios, suculentos e dourados, sem absorver muito óleo.


3. BERINGELAS TORRADAS

Às vezes o que eu faço é grelhar um monte de vegetais de uma vez para comer durante toda a semana. No caso das beringelas, coloco inteiras, só picando um pouco com o garfo, e no forno.

Com estas beringelas assadas, cuja carne ficará muito cremosa, podemos fazer patés de vegetais como babaganoush, molhos para massa e acessórios para qualquer prato.

Com a carne das beringelas assadas também faço hambúrgueres de vegetais (basta misturar com o resto dos ingredientes), recheios para pizzas, quiches, etc.

4. BERINGELAS FRITAS

Não recomendo fritar berinjela , elas tendem a absorver muito óleo devido à sua estrutura interna, que é quase toda ar. A melhor coisa que podemos fazer com algumas berinjelas fritas é primeiro deixá-las de molho em água e sal (meia hora, escorra, lave) e depois coloque-as em pão ou cubra-as para evitar que muito óleo entre na berinjela .

Por exemplo, quando fazemos uma tempura vegetal, podemos adicionar a beringela cortando-a em tiras ou palitos, deixando-a embebida com o sal e depois passando pela tempura e depois na frigideira com o óleo quente (não adicionar até o óleo está muito quente). Em seguida, deixe-os repousar sobre papel absorvente .

COMO REDUZIR O AMARGOR DA BERINJELA

As beringelas mais amargas são roxas ou pretas , especialmente se estiverem muito maduras, porque contêm mais ácidos fenólicos de sabor amargo e forte . Alguns desses compostos são removidos ou neutralizados pelo cozimento, mas podemos remover um pouco mais por osmose.

Corte as beringelas em cubos, rodelas ou ao meio no sentido do comprimento (dependendo da forma como as vai preparar), salpique com sal e deixe repousar 30 minutos. Depois desse tempo, você verá que a berinjela "suou". Escorra-os, lave-os em água corrente e seque-os com papel de cozinha.

Os grãos de sal que borrifamos fazem água e parte dos compostos de sabor amargo saem das células da berinjela, resultando nessas gotículas que veremos acima. Essas gotas continuam retirando líquido do interior de forma lenta, por isso é aconselhável deixá-las por meia hora.

Com este método, temos mais beringelas inteiras, que não se desfazem tão facilmente . É especialmente recomendado se quiser prepará-los grelhados, grelhados ou em caldeirada com mais ingredientes.

Também podemos fazer deixando os pedaços de molho em água e sal, método igualmente eficaz mas mais recomendado se o que queremos é que a beringela absorva água e fique ainda mais tenra. Beringelas como essa são mais carnudas, macias, macias e suculentas, mas também são mais fáceis de se desfazer