quinta-feira, 17 de maio de 2007

Spaguetti com mariscos

Hummmmmmmmmm, estou até agora saboreando o espaguetti com mariscos que acabo de fazer pro jantar. Fui só dar uma provadinha, mas acho que não vou aguentar esperar o Raul chegar! Vou comer mais um pouco depois de escrever aqui!
Aqui em Panamá mariscos, camarões e lulas são muito baratos e hoje no mercado não resisti, comprei meia libra de cada um. Cheguei em casa varada de fome, pois já eram mais de três e meia da tarde e pensei no que poderia fazer com aqueles frutos do mar. Abri a despensa e ví o spaguetti numero cinco da Barilla. E num instante, peguei enchi uma panela de água com sal e pus no fogo.
Peguei uma frigideira, pus um pouco de óleo e enquanto o óleo esquentava, piquei cebola e alho. Joguei na frigideira e deixei dourar. Lavei os mariscos e lulas e juntei com a cebola e o alho. Limpei rapidinho os camarões e juntei na frigideira também. Depois peguei uma lata de tomates descascados, liquidifiquei junto com dois cubos de caldo de pollo e um pouquinho de água. Pus uma folha de louro no molho também. Mandei ver na mistura que estava na frigideira. Tapei e deixei a fogo lento.
O macarrão já tava molinho, coei e joguei na frigideira também. Deixei no molho de tomate pra ganhar sabor. Desliguei o fogo e tapei....
Hummmmmm, espera um pouquinho que eu já volto, vou comer mais um pouco...

sexta-feira, 23 de março de 2007

Arturo, hice lasaña!


Eran tres de la tarde cuando Raúl me llamó para decir que invitaba a Manfís, Pedro y Pablo para comer en casa. Pregunté lo que querían comer y la respuesta foe rápida: espiguetti. Por supuesto que fue Manfis quien sugirió, pensé. No tenía espaguetti en la dispensa y sin perder tiempo, ofrecí lasaña y todos concordaron. Salí a comprar queso, jamón, carne molida y hojas de laurel para la salsa y otra cajita de lasaña no iba nada mal...una buena pasta nunca debe faltar en la cocina!
Empecé a preparar la salsa con carne molida, chorizo, tocino, cebolla y ajo. Todo sin medida porque hasta las recetas de los libros las modifico! Luego eché los tomates licuados, una pizca de sal, pimienta, chile picado, tres hojas de laurel - el laurel trae suerte cuando se pone numero impar de hojas, por eso la exactitud! - y un cubico de caldo de carne. Dejé hirviendo hasta que agarrara sabor.
Cuando la salsa quedó lista, empecé a montar la lasaña. Una capa de salsa, una de pasta, otra de queso, otra de jamón y empecé nuevamente hasta llenar el molde. Por último, regué con más salsa para dejar la lasaña bien mojada. Metí al horno por 30 minutos y cuando Raúl llegó con Pedro y los vinos ya estaba lista para servir! Más tarde llegó Manfis y luego Pablo.
A Manfis, el paisano guatemalteco de Pedro, ya le encanta mi espaguetti y la lasaña entonces, hasta lo sacó de la dieta! No tengo la culpa, dice yo, tu me la pediste! Y nos echamos a reír... A Pablo, el brasileño muy formal de Santa Catarina, el plato suculento, lleno de queso y poca pasta le agradó. Nadie comió el postre porque no había cupo en el estómago!


Siempre que hago lasaña me acuerdo de mi sobrino Arturo, a él le encanta mi
lasaña! Pena que estamos un poco lejos en ese momento, pero dejo aquí la promesa
de que cuando regresemos a nuestra casa, haremos una lasaña para la familia!

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Xinxin de Galinha

Outro dia resolvi aprontar na cozinha. Queria fazer comida baiana sem azeite dendê. Procurei na net e achei. Tinha bacon na geladeira, comprei camarões fescos e molho de tomate. E deu tão certo que dia desses vou convidar a moçada pra vir comer aqui em casa.

Xinxim de Galinha
8 porções

Ingredientes:
- 1 unidade(s) de galinha
- 1 dente(s) de alho amassado(s)
- quanto baste de sal
- 1 unidade(s) de limão espremido(s)
- 2 colher(es) (sopa) de azeite de dendê
- 1 unidade(s) de cebola picada(s)
- 500 gr de camarão seco * a receita diz seco, mas eu usei fresco.
- 100 gr de amendoim torrado(s)

Limpe a galinha , corte em pedaços, pelas juntas, e tempere com o alho socado e o caldo do limão. Deixe descansar por 30 minutos. Refogue a cebola e o alho picado no azeite de dendê (na falta do de dendê, foi de oliva mesmo!). Coloque os pedaços de galinha (ou frango) em uma panela e junte água, aos poucos, até que fiquem macios e com um molho consistente. Adicione os camarões e o amendoim moído ao refogado e deixe cozinhar por mais 5 minutos, no fogo baixo. Desosse e separe.
Em uma forma retangular, distribua fatias de bacon com a metade pra fora da forma. Depois de forrada a forma com bacon, recheia con o xinxin de galinha que você preparou antes com o frango desossado. Fecha a mistura com as metades das fatias de bacon. Em uma forma maior, ponha uma porção de água e uma fatia de limão. Apoie a grelha sobre a forma grande, e vira de cabeça pra baixo a forma menor sobre a grelha e leva ao forno para assar. Desenforma e leva de volta pro forno por mais 15 minutos. O xinxin ficará sequinho, sem gordura e saborosíssimo.
Para servir, prepare um mingau de dendê e um pouquinho de leite de côco e sirva com o xinxim.